Estratégias para vencer a procrastinação e meditar diariamente

O kriyavan Sebastian Echocopar Ji, de Lima, fez uma pergunta importante:

- Como vencer as barreiras internas e conseguir meditar todos os dias?

Essa é a famosa pergunta de 1 milhão de rubis, já que todos tem essa dificuldade, e a maioria das pessoas que conheço perdeu a batalha e desistiu de lutar.
Mesmo para mim, é uma luta diária e constante. Mesmo eu tendo plena consciência de como meus dias são muito melhores quando medito, que perco menos tempo com coisas desnecessárias de todo tipo, inclusive pensamentos e emoções.

Vão aqui algumas DICAS:

- O real obstáculo não é MEDITAR, mas SENTAR-SE para meditar. Na maioria das vezes, basta tomar a decisão de sentar, que o resto flui naturalmente.

- Estabeleça um horário fixo e considere esse horário SAGRADO. É o momento em que você demonstra se tem ou não amor por si mesmo.

- SE DEIXAR para meditar quando “der” ou quando “tiver um tempo”, vai deixar para o dia seguinte, e no dia seguinte para o outro dia seguinte. E finalmente vai deixar pra lá.

- Assim como Yogananda, eu considero que a melhor estratégia, é meditar assim que se desperta, PRIMEIRA coisa do dia. Um pouco de água fria no rosto, sente-se e comece.

- Para conseguir acordar e meditar cedo, é importante lembrar que sua meditação COMEÇA na véspera: vá dormir cedo. Não fique em telinhas, telas ou telonas (celulares, tablets, notebooks e TVs) no leito. Além de atrasarem, perturbam a qualidade do sono. E faça um trato com você mesma: Meditar assim que acordar.

- Para quem, em hipótese alguma, consegue meditar logo que desperta, a alternativa é marcar um horário FIXO no seu cotidiano. Nosso amigo Ivan Bartoli, de Macaé, medita assim que chega do trabalho, primeira coisa que faz. A família já sabe e respeita seu horário e local de meditação.

- Tenha um lugar já DEFINIDO na sua casa, para meditar. Isso auxilia a decidir rápido, e também vai criando um campo vibracional favorável à prática.

- Estabeleça metas pequenas e ALCANÇÁVEIS. Ao invés de dizer a si mesmo: ”- A partir de amanhã, vou meditar todos os dias” (e esse amanhã nunca chega, você procrastina até que desiste), diga:
“- Vou meditar os próximos três dias, todos os dias,”
“- Vou meditar todos os dias desta semana.”
E vá progredindo, criando o hábito gradativamente.


- AUTOSSUGESTÃO:

Existem pequenos truques para driblarmos a nós mesmos. Se são ou não científicos (alguns chamam de Neurociência, Autocondicionamento, e outros nomes mais), é controverso. Mas o que segue são alguns desses truques que já testei e que podem funcionar em alguns casos. Podem ser usados para outras coisas também. Não só meditação, mas qualquer coisa que exija disciplina e constância.

- Truque 1: Quadro de Prêmio (ou Guru Pavlov)
Estabeleça uma meta de número de dias que vai meditar todos os dias. Por exemplo, sete.
Faça um desenho com sete bolinhas vazias formando um círculo e pendure em local visível.
Estabeleça um prêmio pra você mesmo. Por exemplo, um doce ou passeio que goste.
Agora, todo dia que meditar, sem interrupção, vá até o quadro e pinte uma bolinha.
Se conseguir meditar sete dias seguidos, e pintar as sete bolinhas, se dê o prêmio estabelecido. Caso contrário, não. Pode fazer isto quantas vezes quiser.

- Truque 2: Programação 3-6-9
Crie uma frase de agradecimento, curta. Por exemplo: Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
É importante que a frase esteja no passado, agradecendo como se já tivesse acontecido. E que seja objetiva. O número de dias que quer se programar, é da sua escolha, mas precisa ser um número definido.
Agora você vai reservar um caderno e, todo dia, vai escrever essa frase, repetidamente. Na parte da manhã, vai escrever três vezes:
1- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
2- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
3- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
Na parte da tarde, mais seis vezes:
1- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
2- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
3- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
4- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
5- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
6- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
Na parte da noite, mais nove vezes:
1- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
2- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
3- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
4- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
5- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
6- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
7- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
8- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
9- Agradeço a Deus como consegui meditar sete dias.
Vai fazer isso todos os dias, até conseguir realizar o que já agradeceu. Esta é uma estratégia de foco. Muitas vezes não realizamos algo que queremos, seja meditar ou qualquer outra coisa, simplesmente porque não estabelecemos foco suficiente. Com este truque, você vai priorizar o que quer. É até possível que perceba o quanto sua mente é errante e vai mudando de ideia durante o dia. Isso faz parte do processo e, também, é um tipo de meditação, em si própria. Um método de auto-observação.

- Truque 3: Gato emocional

A maioria das pessoas tem algum tipo de bloqueio psicológico (na verdade, o mais correto seria dizer bloqueio astral), que as dificulta em quererem, de verdade, a libertação espiritual. É importante entender que libertação espiritual é sinônimo de PAZ.
Mas mesmo sabendo disso, ainda assim, somos arrastados, por nós mesmos, para o caos emocional. Por causa de nossos bloqueios psicológicos (ou astrais).
Então, costumeiramente, procrastinamos continuamente para fazer uma coisa tão simples e tão boa para nós mesmos: - Sentar e meditar, para ficar em paz e viver melhor.
Uma maneira de driblar esse aspecto, que é inconsciente, é mudar o seu objetivo:
- Ao invés de ter como objetivo praticar Kriya, tenha como objetivo dissolver seu bloqueio psicológico. Entenda que esse bloqueio, não só é uma trava para sua prática de meditação profunda, mas é o obstáculo que o impede de viver bem, em todos os aspectos.
Assim, você, de agora em diante, vai direcionar sua prática nesse sentido.
Vai sentar-se e pedir aos Gurus (pedir aos Gurus, ou a Deus, ou, se não tem fé nem nos Gurus e nem em Deus, peça ao seu Inconsciente Profundo): - Peço que me oriente para que eu adquira clareza e dissolva qualquer obstáculo psicológico ou astral, que me impede de ser feliz.
Em seguida pare de pensar na sua pergunta e foque exclusivamente na prática.
Em poucos dias de prática você começará a ter resultados, que podem ser:
- Sentir-se bem sem saber porque (significa que os bloqueios estão se dissolvendo sozinhos)
- Ter insights de quais são seus bloqueios.
- Ter inspiração do que deve fazer para remover os obstáculos.
- Uma mistura das três coisas acima.
Essa forma de abordar sua prática vai cada vez mais se desenvolver em um diálogo poderoso. Mas, cuidado: - Não fique imaginando diálogos internos. Faça perguntas e pedidos, mas não force respostas. As respostas devem surgir espontaneamente, como clarões intuitivos, a partir de sua prática constante. E essas respostas podem aparecer tanto durante a prática, como ao final, como em um momento qualquer do cotidiano. Mas deixe emergir sem forçar e sem manipulações.

*Gato: Por que “gato”? Porque a estratégia do gato para se mover é em curvas, não diretamente. Quando ele quer chegar em algum ponto, faz uma parábola, parecendo que não está indo na direção que realmente quer. O gato é mestre em ultrapassar obstáculos, indo pelo ponto de menor resistência. “Gato” também é uma expressão brasileira para quando se desvia algo, de uma fonte, para outra direção.

- TEMPO:
É muito comum que a nossa principal desculpa para não meditar diariamente seja “falta de tempo”.
Mesmo aqueles que sabem que a prática diária beneficia com mais clareza, mais estabilidade emocional, sono de melhor qualidade sem precisar dormir muito etc. Ou seja, mesmo sabendo que meditar nos faz ganhar tempo.
Baba diz: - Tempo praticando Kriya Yoga, é tempo ganho.
Mas aqui vão algumas observações e mais dicas, do que você pode fazer para lidar com sua falta de tempo.

- Tempo 1:
Bom lembrar que uma prática de Primeira Kriya guiada, leva em geral 60 minutos. Demora porque o guia tem que repetir várias instruções, detalhadamente. Mas quando aprendemos a técnica e fazemos sozinhos, concentrados, é possível praticar tudo, com ótimo resultado, entre 15 e 30 minutos. E muitas vezes uma prática rápida, mas totalmente concentrada, dá mais resultado que uma prática longa, cheia de dispersões. E se tiver tempo para fazer longo, com boa concentração, também é bem bom.

- Tempo 2:
Se o tempo disponível está muito curto, ao invés de não fazer nada, priorize as seguintes técnicas:
- Inclinação
- Mahamudra
- Kriya Pranayama
Estas três técnicas são as que não deve deixar de fazer. Sim, o ideal, para resultados melhores, é fazer todas as sete. Mas se o problema é falta de tempo, faça ao menos essas três. Se fizer bem concentrado, são menos de 15 minutos.


- Tempo 3:

Se nem as técnicas acima está conseguindo arranjar tempo, tenha claro que está em um processo acelerado de ansiedade. Mas então, faça pelo menos o Kriya Pranayama.
E se tiver Fé Cristã, faça a técnica do Kriya Pranayama associado à oração do Pai Nosso. Também é possível associar o Kriya Pranayama com outras fórmulas espirituais. A meditação Powa do Budismo Tibetano, por exemplo, é basicamente Kriya Pranayama associado a um sutra budista.

Desejo a você que se liberte de seus impedimentos e que finalmente aprenda a ser seu melhor amigo. E não seu pior inimigo...
Peço que os Gurus e a Mãe Divina clareiem seus pensamentos e suas emoções.
Que seu caminho seja perfumado e que a Lótus se abra plenamente, dentro e fora. E que você a veja.
Faço votos que o que escrevi acima lhe sirva bem e lhe traga a Paz e o Amor daqueles que concluíram que o corpo material é não-existente, porque impermanente, e que a Alma é eterna, porque não se altera.

नासतो विद्यते भावो नाभावो विद्यते सत:
उभयोरपि दृष्टोऽन्तस्त्वनयोस्तत्त्वदर्शिभि:

nāsato vidyate bhāvo nābhāvo vidyate sata
ubhayorapi d
iho nta stvanayos tattva-darśhibhi

4 comentários: