Meditação diária e no dia do Equinócio


Escrevo este post no dia 21 de Março de 2017. É dia do Equinócio. No Hemisfério Norte, Equinócio da Primavera e no Hemisfério Sul, do Outono.

É considerado pelos yogues um dos dias mais favoráveis do ano para a prática da meditação.  Afirma-se que nesta data o magnetismo de todo o campo físico, do planeta e de todos os seus seres, está em equilíbrio. Como os praticantes de Kriya Yoga sabem, estando os campos magnéticos equilibrados, estão também equilibrados os canais Ida e Pingala, e assim facilitada a abertura da Sushumna.
Mais um bom motivo hoje para você praticar Kriya Yoga e mesmo para encontrar com seu grupo de meditação, para o benefício mais intenso da prática coletiva.

Mas lembre-se que ainda mais importante é meditar diariamente.
Os yogues já conheciam há milhares de anos atrás, o que hoje a ciência moderna chama de memórias de curto e longo prazo, e dos ciclos regulatórios do sono. Mas além do que estuda a ciência moderna, os antigos rishis já estudavam profundamente o fenômeno da consciência e sua conexão com os campos imateriais.
Nossos cérebros tem ciclos que são pontuados pelo sono.
A cada "sono" completa-se um ciclo e parte da memória da mente conhecida como "manas" é descartada, limpa.
Igualmente, se for a mente de um praticante de meditação, integra-se a cada ciclo uma nova camada do "buddhi". Isso se naquele dia, em algum momento anterior àquele sono, o praticante tiver meditado.
Essa é uma das razões porque se recomenda cientificamente a meditação diária. Porque cada dia é uma oportunidade de integrar uma camada da realização consciente, um passo em direção ao samadhi. 


Baba diz: - Tempo gasto em meditação é tempo ganho.

Um dos outros motivos apontados é que o ciclo do dia é o ciclo energético do nosso sistema solar, nossa porta de conexão com todo o Universo. Assim, meditando diariamente estamos nos sincronizando com todas as forças materiais e imateriais que regulam nossa consciência da existência da força cósmica e portando da própria vida.

Aproveite bem cada um de seus dias. Medite diariamente. Permita-se expressar mais e mais o amor e a paz que são a razão de sua existência.

(Yogacharya Céu, NYC, 21 março 2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário