Como você escuta a sua vida?

Um aspecto da Gita, tão evidente que, paradoxalmente passa desapercebido, é que há três pessoas escutando o diálogo entre o Guru e o Discípulo. 

E que cada uma delas representa um modo diferente de escutar – e viver – o Diálogo

E quando digo Diálogo, não é apenas o do texto específico da Gita. Mas o diálogo com as outras pessoas ao redor, consigo mesmo, com a experiência da vida. Com cada dia, cada momento.

Há o Rei Cego, que escuta apenas com o propósito de descobrir uma falha, uma brecha para derrubar o outro, que vê como um adversário. É a escuta de quem está em guerra com o mundo, aprisionado cego no palácio do próprio ego. Nada aprende, mesmo diante da revelação máxima do Divino.

Há o Professor Sem Autoridade, que escuta apenas para repetir o que ouviu. Quer unicamente atender as ordens do Rei Cego. É a escuta de quem busca estar bem com o poder temporal, desperdiçando seu próprio potencial, apenas para bajular as aparências e se sentir ilusoriamente protegido. Reconhece a fonte espiritual, mas permanece longe, quase sem desenvolvimento. Curva-se ao poder das instituições e prefere elas à Verdade.

Há o Arqueiro Transcendental, que escuta com total foco, porque quer e precisa da resposta. Está o mais próximo que pode da fonte e dialoga, questiona e expõe suas dúvidas. Sabe que não há tempo a perder e que este pode ser o último dia, a última oportunidade. Está destinado a vencer, porque está lutando com todas as suas forças contra o inimigo: A própria Ignorância. E isto o protege, abençoa e o transforma no Discípulo Perfeito, Coração de Estudante.

Qual destes três escutadores é Você?

De que forma você escuta e dialoga com este Mestre que é o Caminho da Vida?

Com Amor,
Yogacharya Céu, 14 agosto 2020

Bibliografia recomendada:

  • MY GITA por Devdutt Pattanaik
  • THE BHAGAVAD GITA IN THE LIGHT OF KRIYA YOGA por Paramahamsa Hariharananda

 

2 comentários: