Primeiro Programa de Kriya Yoga em Manaus

De 15 a 19 de Junho de 2017, aconteceu em Manaus o primeiro programa de Kriya Yoga nessa cidade. Segundo a tradição da linhagem transmitida de Lahiri a Yukteshwar, Yogananda, e até Hariharananda*, do Ashram de Karar.

A Kriya Yoga é uma prática de meditação profunda. Não é religião e nem somos um grupo sectário. Qualquer pessoa, atéia ou de qualquer credo espiritual, pode aprender e praticar. É baseada em técnica científica, de desenvolvimento mensurável, segundo antigas tradições que circulam há milênios no subcontinente Indiano. Traz benefícios comprovados por pesquisas científicas recentes. Para a saúde física, mental e para o amadurecimento psicológico.


Inúmeras vezes ao longo dos séculos a transmissão dessa prática sutil foi perdida. Nem sempre os professores alcançam o estágio de pleno desenvolvimento e, gradualmente, de geração em geração, perde-se a pureza necessária para a correta iniciação de novos alunos.


O iniciador moderno da linhagem, Lahiri Mahasaya*, alertava quanto aos riscos de transformar a difusão da prática em atividade de grandes instituições. Apenas quem se aprofunda de verdade na consciência imaterial pode entender os alertas de Lahiri, e o processo de diluição e perda da pureza da transmissão. Mas o que posso dizer, de forma mais pragmática, é que quanto maiores os grupos, mais política, mais disputa de poder e maiores quantias de dinheiro envolvidas. Substitui-se o estudo pelo culto de personalidades e pela ganância material. Consequentemente, menos foco na prática e na realização Kriya. Mais narcisismo e menos pratyahara.

Sou grato à vida por ter podido olhar nos olhos de Hariharananda (1907-2002), pouco menos de um ano antes de sua morte. Eu não poderia saber o que sei hoje sobre o que se esconde nos olhos dos seres viventes, se não tivesse tido essa oportunidade reveladora. Também não poderia ter aprendido o que aprendi (e continuo estudando) se não tivesse estado tão próximo de tão dedicado, amoroso e generoso professor.
Era ele um iluminado? Como posso saber?
Dizemos que ele é um Mestre Realizado, porque atingiu o desenvolvimento mais elevado da Kriya Yoga, atingindo o raro estágio de Nirvikalpa Samadhi, que entre outras coisas tem como características físicas, a ausência de pulso e respiração.

Sei também que aconteceram alguns fenômenos muito incomuns entre eu e ele, no período de poucas semanas em que estivemos fisicamente juntos. Mas afirmar que esta ou aquela pessoa é iluminada... É melhor ter cautela com isso.
O primeiro grupo de kriyayogis de Manaus
No entanto, já presenciei muitas pessoas que se declaram iluminadas e muitas outras que acreditam (ou fingem acreditar) nesses pseudo-iluminados auto-declarados. É um jogo ilusório que não tenho nenhum interesse em participar.

Fui confirmado Yogacharya, podendo iniciar interessados em conhecer e praticar Kriya Yoga, por outros dois alunos diretos de Baba Hariharananda: Yogi Sarveshwarananda e Yogacharya Don Baba. Ambos estudaram e conviveram com Baba por algumas décadas. O primeiro me confirmou em 2011 e o segundo mais recentemente, no início deste 2017. É uma grande responsabilidade. Faço o melhor possível para aprimorar, todos os dias, a todo momento, a minha própria prática. Porque quero oferecer o melhor possível para quem se aproxima de mim para aprender algo. Mas sou apenas um minúsculo yogacharyazinho. Um ser humano perfeitamente imperfeito, como todos os outros.

Fiquei muito feliz com a iniciação em Manaus. Organizada com Amor pelos inspirados Marcelo Calegare e Fernanda Priscilla. Contei também com o Amor, apoio e colaboração de minha esposa Fedra de Faria e do amigo Moacir Biondo (e toda sua família). Grato a todos eles.



Realizamos duas palestras gratuitas e abertas a interessados. Uma delas em auditório no prédio da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Iniciamos 23 pessoas.
A qualidade dos alunos é EXCELENTE. Uma grande alegria ter tido essa maravilhosa oportunidade. Todos com grande potencial e poderão superar facilmente este pequeno professorzinho, se dedicarem-se.

O dinheiro arrecadado foi utilizado para pagar as passagens aéreas e outras despesas. O restante foi doado: parte para que o grupo de Manaus comprasse materiais de estudo, parte para o grupo de São Paulo pagar passagens aéreas dos próximos programas que trarão Yogi Sarveshwarananda e Yogacharya Don Baba. 


Fique atento porque muito em breve postarei aqui sobre o próximo programa de nosso amigo Sarveshwarananda, em São Paulo, em Setembro de 2017.

Agradeço com Amor a Todos os envolvidos. 
Yogacharya Céu



*Conheça nossa linhagem aqui: Nossa linhagem de transmissão Kriya Yoga

Sem comentários:

Enviar um comentário