Gita (28/10)

Kamadhenu, Krshna & Gopis (B.G. Sharma)
Sânscrito:

आयुधानामहं वज्रं धेनूनामस्मि कामधुक् |

प्रजनश्चास्मि कन्दर्प: सर्पाणामस्मि वासुकि: || 28||

āyudhānām aha vajra dhenūnām asmi kāmadhukprajanaśh chāsmi kandarpa sarpāṇām asmi vāsuki




Bengali:

আয়ুধানামহং বজ্রং ধেনুনামস্মি কামধুক্।

প্রজনচাস্মি কন্দর্প: সর্পাণামস্মি বাসুকি:।।

Significado Literal: Entre as armas eu sou o raio; entre as vacas eu sou a vaca celestial Kamadhenu (Zodíaco). Eu sou o desejo sexual que leva à procriação; entre as serpentes eu sou Vasuki.

Interpretação Espiritual de Yogiraj Shri Lahiri Mahashaya:
Parece um raio (dentro de kutastha) - a forma de uma vaca é visível - poder de procriação sem desejo - o que ocorre naturalmente - a cobra também é visível (em estado meditativo)

Vajra

Comentário de Swami Sree Hariharananda Giri:

A vida é um campo de batalha. A verdadeira batalha é a batalha da vida espiritual, a batalha para alcançar a perfeição e a realização de Deus. Em cada ser humano existe uma mistura de boas e más qualidades. Todos devem tentar sinceramente evitar hábitos negativos através da meditação. Na batalha da vida espiritual, são necessárias as armas da autodisciplina, da veracidade, da honestidade e do amor.
O Senhor diz:
Ayudhanam aham vajra: “Eu sou vajra, o raio de todas as armas”. A verdadeira arma da batalha espiritual é a respiração. Com o controle da respiração, é possível regular e canalizar todas as atividades. Outro significado de vajra é forte determinação e força de vontade. Quem realmente deseja a evolução espiritual deve levar a vida com determinação e não se desviar da verdade. Eles devem meditar e aprender a regular a respiração.
Dhenunam asmi kamadhuk: "Entre as vacas, eu sou Kamadhenu." Kamadhenu é uma vaca mitológica que cumpre todos os desejos, ambições e expectativas. A alma no corpo é a vaca que realiza desejos. Quem quer sentir prazer, consegue-o e desfruta-o pela alma e pelo poder da respiração; aqueles que desejam a realização em Deus, podem conseguir isso através da graça do Ser. O homem é seu próprio amigo ou seu próprio inimigo. O homem pode mudar sua vida e as suas atividades, mas isso depende do desejo. Se o desejo for forte pelo progresso espiritual e pela autorrealização, pela graça do Ser e por levar a vida divina, esse desejo, ou autorrealização, será satisfeito.
Prajanash chasmi kandarpah: “Eu sou o desejo da procriação sexual”. Prajana significa poder criativo. Em cada ser humano existe um poder criativo. Não se trata apenas do desejo sexual, da energia procriativa, mas de todos os aspectos do poder criativo. O agricultor, o artista, o cientista – cada um tem o seu próprio poder criativo que vem da respiração. “Eu sou a alma que habita em tudo, respirando e dando o desejo de criação e procriação.” A criação é feita acima do centro do umbigo e a procriação é feita abaixo do centro do umbigo.
Sarpanam asmi vasukih: "Eu sou Vasuki entre todas as serpentes." Muitas cobras têm joias na cabeça. Vasuki é vasu, joia, e ka, a cabeça. Aquele que vê a luz auto-refulgente na cabeça é Vasuki. Muitas pessoas também chamam o poder das serpentes de vasuki.

Kamadhenu
(Zodíaco, Plêiades no topo da cabeça,
Via Láctea no úbere)

Comentário do Professor Ankur Raysarma:

"Ayudh" significa um instrumento através qual se pode lutar. Vajra ou raio é sempre seguido de fogo, em sânscrito é frequentemente usado como vajranal (vajra + anal, fogo). Destrói tudo onde quer que atinja. Quando um buscador espiritual vê vajra dentro de kutashtha, sua ignorância, qualidades negativas e más propensões são destruídas. O poder indomável do vajra pode ser comparado à determinação, tenacidade e força de vontade de um aspirante espiritual; quanto mais essas qualidades uma pessoa possui, mais facilmente ela progride na jornada espiritual.
O próprio Deus cumpre todos os desejos e ambições de todos os seres humanos. Porque, de acordo como uma pessoa pensa, assim ela se torna. As pessoas comuns oram por ganhos materiais ou prazeres mundanos, elas os adquirem com a ajuda da sinceridade e da determinação. Os buscadores sinceros, que desejam a realização espiritual, também a realizam por meio de sua força de vontade, sinceridade e determinação. Quando um iogue atinge a perfeição em khechari, um líquido semelhante a um néctar começa a jorrar do sahasrar, esse líquido é comparado ao leite de Kamadhenu. Quando o iogue quase se torna um com o Supremo, todos os seus desejos são realizados. Este estado alcançado por um iogue é conhecido como kamdhuk.
O poder por trás de cada criação é o desejo. Deus habita em cada criação na forma de respiração. O poder de atração entre sexos opostos deriva da respiração, que é a única responsável pelo sustento da humanidade através da procriação. Este poder, quando gerado a partir do centro naval inferior, é usado para gerar a progênie, mas quando esse poder é gerado a partir do centro naval superior, pode-se usá-lo no campo da ciência, tecnologia, literatura, arte, música, etc.
Uma cobra que carrega uma joia auto-refulgente em sua cabeça é conhecida como vasuki. De acordo com a mitologia, Vasuki mantém nosso planeta em sua cabeça. De acordo com a interpretação iogue, vários vayus (ar) dentro do corpo humano são comparados a cobras; entre eles, o vayu estático situado em muladhara é conhecido como vasuki. O iogue, no momento da meditação, vê vasuki dentro de kutashtha.

Vasuki
Comentário de Yogacharya Céu:

Quando, através da autêntica prática de Kriya Yoga, em respiração Kriya, elevamos a consciência dos chakras baixos para acima do sexto centro, isto é, os conectamos aos vácuos desses chakras na kutashtha, passamos a perceber a luz como emanação da luz interior. Percebemos que a verdadeira luz não está no mundo físico, que este é apenas um reflexo da fonte original -realizamos o Vajra.
Vamos então perceber que a mesma força da luz das estrelas (e planetas) - Vajra-, em especial aquelas alinhadas através do cinturão zodiacal -Kamadhenu-, estão vinculadas aos centros de realização material.
Nosso desejo se unifica à vontade celestial e atingimos Paz Suprema. Nosso poder de realização e criação entra em harmonia com o Dharma, que é a Vontade Cósmica, é Amor Divino. Passamos a estar em sincronia (Luminosa) com o destino de elevação e liberação desta dimensão planetária – Vasuki.


🌺*Calma e plenitude são a mesma coisa. Se você está experimentando a incompletude, então você não consegue ficar calmo* 🌺
🌹
Sree Baba Hariharananda Giri

Sem comentários:

Enviar um comentário