Meditação na Johnson & Johnson


Esta apresentação aconteceu no dia 2 de Março de 2018. 
Na ocasião divulguei na minha página no Facebook, mas gosto de registrar aqui no blog, pra quem quer ter referências do meu trabalho como Yogacharya.


A cada palestra em ambiente corporativo, vou aprimorando mais alguma coisa, corrigindo ou aprofundando algo que percebi na palestra anterior.
Também, sempre se aprende alguma coisa, com as diferentes perguntas. 
Em todos esses anos, estudando, foi a primeira vez que alguém levantou a questão do sistema nervoso envolvido no "piscar". Se, como a respiração, pode ser classificado como atividade simultaneamente voluntária e involuntária.
 

É uma pergunta bem interessante. 
Sim, em um grau menor, pode ser classificado dessa forma. Mas não tem o mesmo grau de complexidade e variantes que a respiração. Não pode ser controlado e calibrado, como o ato de respirar pode. Mas pode ser "disparado" voluntariamente. 
Por outro lado, existem algumas técnicas mais especiais de meditação que se utilizam exatamente dessa ambivalência, para induzir a mente a vibrar em frequências de ondas mais elevadas. O Shambhavi Mudra, por exemplo. Mas se você está lendo isto e se interessou, recomendo enfaticamente que seja cuidadoso. Shambhavi é uma técnica sutil e envolve riscos, se não for orientada por um professor bem experiente. Não é recomendado que pratique baseado apenas em textos, vídeos ou links, que encontrar por acaso por aí.

Agradeço a todos da Johnson & Johnson, sede São Paulo, que participaram da palestra ou trabalharam para que ela acontecesse. Desejo que tenham aproveitado bem e utilizem o que estudamos juntos. 

Grato pelo almoço. Estava gostoso.

Com Amor,
Yogacharya Céu







Sem comentários:

Enviar um comentário